Foto: Pasi Mämmelä/Pixabay |
Nome e data de lançamento
Antes do Android 10, o Google costumava nomear suas versões do Android com base em doces e sobremesas. Isso incluía por exemplo, o Android 6.0 Marshmallow. Atualmente, o Google apenas utiliza o número da versão, então o Android 14 é simplesmente conhecido como Android 14. No entanto, internamente, o Android 14 é chamado de Upside Down Cake (Bolo de Cabeça para Baixo traduzido ao "pé da letra").
Quanto à data de lançamento final do Android 14, ainda não há uma data oficial confirmada. No entanto, o Google menciona que o Android 14 deve atingir o marco de estabilidade em junho e que nos faz esperar um possível lançamento no segundo semestre do ano.
Recursos de acessibilidade do Android 14
O Google tem feito um bom trabalho ao longo dos anos na implementação de recursos de acessibilidade. O Android 13 introduziu um novo modo de leitura para usuários com deficiência visual, suporte nativo para displays Braille e descrições de áudio. No Android 14 não é diferente.
Fontes ainda maiores
O Android já suporta fontes grandes há muito tempo, mas e se a opção maior não for grande o suficiente para os usuários? Bem, você está com sorte, pois um dos maiores recursos do Android 14 é o suporte a tamanhos de fonte ainda maiores. O Google menciona que os usuários agora podem dimensionar as fontes em até 200% no Android 14.
Notificações com flash
Se você tem problemas de audição, o Android 14 permitirá que você veja as notificações usando o flash da câmera e a tela do dispositivo. Podendo alternar essas configurações na seção de Acessibilidade. Você pode escolher entre usar o flash da câmera, o flash da tela ou os dois ao mesmo tempo.
Melhorias em outros recursos de acessibilidade
O Android 14 traz melhorias significativas para recursos de acessibilidade, como o Live Transcribe e o TalkBack. O Live Transcribe agora oferece suporte aprimorado para transcrição de áudio de vídeos e chamadas, além de uma interface mais intuitiva e opções de personalização. O TalkBack foi aprimorado com navegação mais rápida, suave e suporte a comandos de gestos personalizados. Além disso, o Android 14 apresenta um modo de alto contraste aprimorado, que ajusta a aparência visual do sistema para facilitar a leitura de texto e identificação de elementos para usuários com deficiência visual ou sensibilidade a cores. Essas melhorias visam proporcionar uma experiência mais acessível e personalizada para usuários com necessidades especiais.
Preferências regionais e recursos de bateria
No que diz respeito às preferências regionais, os usuários poderão personalizar o sistema de acordo com suas preferências regionais mesmo vivendo em outros países. Isso inclui a possibilidade de usar medidas em estilo europeu , calendários e outros sistemas. Por exemplo, será possível configurar a unidade de temperatura em Celsius e definir a segunda-feira como o primeiro dia da semana.
Em relação à bateria, o Android 14 trará mudanças internas para melhorar a vida útil da bateria. Embora não haja grandes recursos como o Doze Mode do Android Marshmallow, as alterações devem resultar em economia significativa. O Google está ajustando APIs do sistema para melhorar a eficiência de atividades e poupar o máximo possível de sua bateria.
Privacidade e segurança
No que diz respeito à privacidade, o Android 14 apresenta algumas alterações importantes. Ele bloqueará a instalação de aplicativos mais antigos desenvolvidos para APIs do Android 5.1 e anteriores, visando proteger contra malwares que possam conter nos aplicativos em questão. Além disso, os usuários terão mais controle sobre o acesso de aplicativos a fotos e vídeos, podendo selecionar quais mídias cada aplicativo pode acessar.
Em relação à segurança, o Android 14 trará vários ajustes no sistema de intents e códigos para proteger contra malware e vulnerabilidades. Também está sendo implementada uma permissão para alarmes precisos, que afeta tanto a vida útil da bateria. Além disso, há aprimoramentos no suporte a passkeys, dando caminho a um futuro sem senhas.
Privacidade aprimorada do PIN
Agora é possível desativar as animações ao inserir o PIN nas configurações do Android. Essa alteração dificulta que pessoas próximas observem o PIN sendo digitado.
Atualizações de compartilhamento de dados
Quando um aplicativo alterar os termos e políticas de privacidade, você será informado sobre essas alterações por meio de uma notificação pop-up. Isso permite que você acompanhe as mudanças feitas pelos aplicativos que você usa.
Integrated Health Connect
O aplicativo está se tornando integrante do Android 14. Ele serve como um hub para coletar dados de saúde de vários aplicativos de fitness e saúde, incluindo grandes marcas como Samsung, Fitbit e Peloton.
Personalização da tela de bloqueio
Agora será possível personalizar vários aspectos da tela de bloqueio, assim como já é possível personalizar a tela inicial com widgets, papéis de parede, pacotes de ícones e outros recursos.
Papéis de parede personalizados
O Android 14 introduz três novas maneiras de criar papéis de parede personalizados. Você poderá criar efeitos de paralaxe a partir de suas próprias imagens, criar papéis de parede através de emojis coloridos e gerar imagens de papel de parede com base em prompts de texto usando IA.
Outras atualizações menores
O Android 14 terá suporte para áudio sem perdas ao usar fones de ouvido com fio, suporte para HDR de 10 bits para fotos com cores mais vibrantes e maior contraste, atualizações para as extensões Camera2 e CameraX para melhorar o processamento de imagens em situações de pouca luz, entre outros.
Além dos recursos e melhorias mencionados anteriormente, existem alguns rumores adicionais sobre recursos esperados no Android 14:
Conectividade via satélite
Empresas como Qualcomm, HUAWEI e T-Mobile anunciaram recentemente funcionalidades de comunicação via satélite. O Google possivelmente também estará trazendo suporte nativo de comunicação via satélite. Embora as capacidades específicas não tenham sido divulgadas.
Aplicativos clonados
Algumas fabricantes de dispositivos oferecem recursos de clonagem de aplicativos, permitindo que você clone um aplicativo para usar duas contas diferentes. Há evidências de que o Google está trabalhando em um recurso semelhante. Isso permitirá a clonagem de aplicativos sem precisar comprar um dispositivo específico, pois todos terão o recurso.
Localizador de bloatware
Aplicativos pré-instalados indesejados, é um problema comum em dispositivos Android. O Google pode está trabalhando em um recurso chamado "Apps instalados em segundo plano", que mostrará quaisquer aplicativos que tenham sido baixados e instalados secretamente no dispositivo e permitirá que você os desinstale rapidamente.
Lembrando que, esses recursos adicionais ainda são rumores e não foram oficialmente confirmados pela Google. Portanto, devemos aguardar mais informações para saber se eles serão realmente implementados no Android 14.
Fontes: Android Authority