Adeus, Cortana! Microsoft anuncia o fim da assistente para Windows no final de 2023

Fim da cortana no Windows
Microsoft está encerrando o suporte para o aplicativo Cortana no Windows.
A Microsoft está encerrando o suporte para o aplicativo Cortana no Windows 10 e 11, porém a assistente de voz continuará presente no aplicativo Outlook mobile e no Teams. Aparentemente, a introdução do Windows Copilot sinalizou o fim da Cortana no sistema operacional de desktop da Microsoft.

A empresa fez o anúncio discretamente em um documento de suporte, inicialmente descoberto pelo no final do mês de maio. "A partir do final de 2023, não ofereceremos mais suporte à Cortana no Windows como um aplicativo independente", diz a empresa.

Em vez disso, segundo o documento de suporte, os usuários ainda poderão "acessar recursos poderosos de produtividade no Windows e no Edge, que possuem capacidades de IA aprimoradas", uma referência à forma como a Microsoft está incorporando o Bing, impulsionado pelo ChatGPT, tanto no Windows quanto no navegador Edge.

A Microsoft lançou a Cortana pela primeira vez em 2014 como uma assistente virtual para smartphones e Windows, para competir com a Siri da Apple e o Assistente do Google. No entanto, a empresa deixou de oferecer suporte à Cortana no iOS e no Android entre 2020 e 2021, quando o interesse por assistentes digitais diminuiu.

Para os usuários que dependem da Cortana no Windows, é hora de se despedir. O documento de suporte sugere que a Microsoft está se preparando para remover a funcionalidade do aplicativo Cortana, que pode ser encontrado no menu Iniciar como um recurso integrado. Não foi especificada uma data exata para o encerramento; mas com previsão confirmada para o final do ano.

Agora, a Microsoft está pronta para entrar novamente no mercado de assistentes virtuais, desta vez utilizando o ChatGPT da OpenAI. Essa tecnologia já alimenta o novo sistema "Copilot" da Microsoft, que está sendo desenvolvido para o Windows e o Microsoft 365 como uma forma de responder a perguntas do dia a dia e até mesmo ajudar na conclusão de trabalhos, como redação de ensaios, transcrição de reuniões ou criação de apresentações em PowerPoint.

O Bing e o Copilot com tecnologia de IA estão prontos para tornar a Cortana irrelevante. No entanto, a Microsoft informa aos usuários no documento de suporte: "Sabemos que essa mudança pode afetar algumas das formas como você trabalha no Windows, por isso queremos ajudá-lo a fazer uma transição tranquila para as novas opções".

Muito provavelmente, poucas pessoas sentirão falta da Cortana. Aqueles que usam o assistente podem fazer a transição para o uso do Copilot, que estará disponível como uma versão de visualização para o Windows 11 a partir deste mês.