Entenda como funciona o Golpe do SIM Swap |
O que é o Golpe SIM Swap?
O Golpe SIM Swap ocorre quando os criminosos enganam a operadora de telefonia móvel ou usam brechas presentes nas mesmas para transferir o número de telefone de uma vítima para um novo cartão SIM e uma operadora de telefonia diferente do atual, deixando o golpista sob o controle de praticamente quase tudo. Isso é feito sem o conhecimento da vítima e permite ao golpista receber todas as mensagens e chamadas destinadas ao número da vítima. Com esse acesso, os criminosos podem obter senhas, códigos de autenticação em dois fatores e acessar contas pessoais e financeiras.
Afinal é minha culpa?
Não. O sequestro do número pode ocorrer quando criminosos enganam a operadora utilizando dados sigilosos do usuário, seja por meio de funcionários mal-intencionados ou aproveitando brechas nas próprias operadoras de telefonia. No entanto, é possível adotar algumas medidas para proteger suas contas e redes sociais em caso de cair nesse tipo de golpe. Citaremos essas medidas logo abaixo.
Irei perder meu número de uma vez?
Não se preocupe, pois você não perderá o seu número. Ainda será possível recuperá-lo novamente ou até mesmo cancelar a portabilidade feita pelo golpista."
Como vou saber se meu número for roubado?
Quando a portabilidade é totalmente concluída e o número é colocado em um novo chip, a primeira coisa que acontece é ficar sem o sinal da sua operadora. Geralmente, as operadoras enviam uma mensagem muito antes da perda de sinal, informando ao cliente sobre a solicitação de portabilidade. Portanto, fique atento às mensagens recebidas de sua operadora e desconfie caso seu aparelho celular fique sem sinal por um período muito longo de tempo.
O que fazer se isso acontecer comigo?
Verifique o mais rápido possível se suas contas e redes sociais não foram invadidas. Remova temporariamente o celular da conta e altere a senha. Depois, entre em contato com a operadora responsável para se informar sobre o ocorrido e solicitar o cancelamento da portabilidade o mais rápido possível. Caso suas contas tenham sido afetadas, você terá que entrar em contato com o suporte de cada uma para resolver a questão, pois, em muitos casos, os criminosos alteram o número da conta da rede social e também a senha.
O que fazer para evitar esse tipo de golpe?
Como foi dito, a culpa não é sua. No entanto, algumas medidas podem ajudar a ficar um pouco mais distante desse golpe, como:
- Não forneça seus dados pessoais a qualquer pessoa e jamais poste em nenhum blog ou site na internet informações sensíveis suas.
- Jamais forneça seus dados a chamadas desconhecidas. As operadoras não ligam pedindo dados sensíveis. Caso isso ocorra, encerre a chamada e ligue você mesmo para sua operadora para obter mais informações.
- Cuidado com as chamadas e SMS das falsas promoções e ofertas. Contate a sua operadora para confirmar se a oferta é verdadeira e NÃO forneça seus dados; geralmente, para ativar promoções, não é necessário.
- Fique atento a avisos de portabilidade seja por SMS ou chamada. Caso receba algum aviso do tipo, entre em contato com sua operadora para saber se é verdade.
Então, como manter minhas redes sociais seguras nesse caso?
- Jamais caia em falsas mensagens de pessoas pedindo códigos que foram enviados para seu número. Nunca forneça a ninguém os códigos que chegam por SMS ou até mesmo por e-mail. Caso receba algum código sem ter solicitado alteração em suas redes, desconfie, pois alguém pode estar tentando acessar sua rede social. Mas calma, altere imediatamente a senha dela e não forneça de jeito nenhum o código que recebeu.
- Ative a autenticação de dois fatores em sua conta.
- Crie uma senha forte e diferente para cada conta. Se você acha que pode esquecer, anote as senhas em um local seguro para não perdê-las.
- Se possível, não use o número de celular como autenticação de dois fatores. Dê preferência a outros métodos, como, por exemplo, aplicativos de autenticação e e-mail. Colocar o número não vai adiantar em nada, caso ele seja clonado, pois os criminosos podem receber o código de autenticação facilmente.
- Tenha um e-mail exclusivo para suas contas sociais, que não seja conhecido por ninguém. Ao criá-lo, evite adicionar o número de celular. Crie uma senha forte e memorável (se possível, anote em um lugar seguro).
- Se possível, use esse e-mail como base para todas as suas redes sociais. Ative as notificações para que sejam enviadas apenas para ele e lembre-se de mantê-lo seguro, além de ficar sempre de olho nas notificações que chegam até ele. Qualquer alteração em suas redes sociais poderá ser desfeita rapidamente através dos e-mails que receber.
- Se você tiver mais de um número de celular, adicione em suas contas de preferência aquele que é menos usado e que poucas pessoas sabem. Lembre-se de manter o número ativo e não deixe a operadora bloqueá-lo, pois ele pode voltar para o mercado e a nova pessoa que o adquirir pode ter acesso às suas contas. Portanto, mantenha a linha sempre ativa.
- Proteja-se contra phishing: Esteja atento a links suspeitos em e-mails e mensagens, pois podem ser tentativas de roubo de informações.